Brasil Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil

· 6 min read
Brasil Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil

O PSF pressupõe a visita domiciliar como tecnologia com interação no cuidado aquela bem-estar 2, era um recurso com intervenção fundamental utilizado pelas equipes de saúde tal como metade de colocação e com entendimento da existência com vida da população, favorecendo o determinação de vínculos com a mesma e a tolerância de aspectos importantes da dinâmica das relações familiares 3,4. O feito de o cuidado dentro de saúde ser produzido num território jamais institucional - o distrito - pode produzir desconforto, angústia, desafios diante de certa demanda ainda jamais nomeada, não classificada, mas, por outro lado, pode abarcar opção complementares à disposição do atenção, implicando os atores ao se colocarem de desigual forma em acontecimento. Reinar rotinas diferenciadas de visita conforme perigo/casta social, presença de agravos crônicos etc., e instituir distintas prioridades como maneira de aprimorar os infraestruturas prestados pela ESF são via que podem vir a facilitar a disposição das VDs, sem, contudo, se transformarem em regras rígidas que aprisionem esse processamento com serviço diligente em postura. Castiel, Sanz-Valero e Vasconcellos-Silva (2011) trazem a demanda sobre a perspectiva contemporânea com hipervalorização de estratégias de avaliação dos cultura, hábitos por outra forma estilos com vidas com vistas à prevenção de doenças e também diminuição com possíveis riscas. Segundo os autores, o gleba da bem-estar pública e também teu ideário de risco estão modelando a parcialidade atual, propagando discursos morais, com fobia, incerteza e culpa que assediam a vida cotidiana. Considerando a discussão, acreditamos que a presença dos profissionais de bem-estar na residência e na vida aparelho das indivíduos não pode estar melhor um instrumento com avaliação, hiperprevenção e também imposição. Torna-se portanto, estratégico avaliar, neste estágio, o componente visita domiciliar, cujo acepção se amplia andando por a estar concebida como participação de certo processamento com cuidado continuada e também multidisciplinar, no qual se realizam práticas sanitárias, assistenciais e também sociais, perpassadas pelo olhos da integralidade 1. Tencionando à produção de novos modos com cuidado, a ESF propõe a visita domiciliar (VD) como recurso zagueiro de área no processo com serviço das equipes (Borges, D'Oliveira, 2011; Filgueiras, Silva, 2011). Foram analisados os processos de trabalho de 3 equipes da ESF no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil, tal como a gerência do cuidado, tomando as visitas domiciliares tal como refletor da análise. Optou-se através de estudo de situação, excelente em um conteúdo complexo, com pessoas em situação com fragilidade, irresolução e também sofrimento.

limites e possibilidades no contexto da violência urbana no Rio de Janeiro

Em compensação, destinado a outros, a complicação de palratório e a passamento com comunicação bom tão evidentes que se constrói certa tipo com "abismo" entre utente e também especialista. Nesses casos, preservar um humilde palratório, dizer o que sente, parece ser algo em tal grau difícil que, em certos casos, chega a provocar uma mortificação na acesso. Atribuímos essa mortificação aquela questão da correlação profissional-usuário mostrar-se distanciada e sem vinculação. "É benéfico, porque no momento em que (a equipe) vem, nós tem aquela esperança que aquela indivíduo vai passar algum medicamento, irá dar um bem-estar, né?" (E também5). Análogo aceno realizado, conforme imediatamente aludido, com a mediação das categorias analíticas levou aquela sistematização das dados em temas e também dimensões, configurando a construção que aqui denominamos "rede interpretativa" que, para mais com certo recurso com interpretação, pretende expressar o entrelaçamento entre os eixos, temas e também dimensões. Tem classe em Medicação Ocupacional pela Universidade Federalista de Pernambuco (2010), particularização em Bem-estar Coletiva com ênfase em Bem-estar da Etnia (2015).

Quais são as prioridades de visita domiciliar do Agente Comunitário?

visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.

Trata-se da validação de uma ficha elaborada destinado a facultar o repartição e orientação das VD realizadas pelas equipes de Bem-estar da Família no cidade de Aracaju-SE (Figura 1). A VD implica certa interpretação dos práticas e rotinas privativas do usuário no espaço hospedar. Conteúdos particulares se tornam visíveis, alvo de avaliação dos profissionais de bem-estar e do seu saber-poder sanitário, legitimado através da ciência. O vínculo e a confiabilidade se colocam dentro de linha franzino nessa relação com compartilhamento e de encontro com o desigual e também devem ser protegidos tal como participação do ato de cuidar.

Visitas domiciliares como estratégias de promoção da saúde pela enfermagem

Especificamente no que se conta aquela VD, deve-se observar também a dificuldade das situações com as quais os profissionais traz de lidar no território, cujos complicações se manifestam dentro de todas as suas dimensões – não somente biológicas, mas sociais, familiares, humanas etc. – fugindo aquela governabilidade do setor bem-estar. As visitas dos médicos são raras, descontínuas e demandam, dentro de maior parte, certa corretagem das enfermeiras destinado a que ocorram. A VD é certo importante recurso com cuidado na perspectiva da cuidado básica dentro de saúde e este entre as principais atividades estabelecidas destinado a o ACS pelo Ministério da Saúde (MS) (BRASIL, 2001). Por intermédio da VD, o ACS pode reinar o restrição com as famílias atendidas e também conhecer suas necessidades singulares de atenção. Embora com ser certa atividade programada e também inserida no calendário com atividades, a visita hospedar é ainda percebida, pelos usuários, tal como algo esporádico, quando realizada. Contudo, alguns profissionais apesar de exercerem essa atividade em tempos reduzidos, contemplam, em muitas ocasiões, sentimentos com inquietude dos usuários, favorecendo uma vinculação melhor efetiva profissional-usuário do que aquela que ocorre nas unidades com bem-estar.

Quando há necessidade de visita domiciliar?

Algumas situações que podem justificar assistência domiciliar: situação de emergência em que o paciente não pode ser transportado rapidamente para o hospital; atendimento de situações ou doenças agudas que incapacitam o paciente a vir até a Unidade de saúde (US);

A odontóloga da ESB verde relata que, no início, foi difícil, uma vez que a VD da ESB criava uma grande espera no cadastrado. Do mesmo  Ponto de Saúde saúde domiciliar volta redonda  as equipes de SF, todo ESB determina a luta das VDs a seu forma - com a ajuda dos ACSs. Em maior parte, fazem um revezamento entre os ACS e também começam pelas áreas que estão em mais alto risco social. Até este lugar se destaca a problemática psicanalítica dos processos identificatórios, base para a fabricação do atenção com o desigual e do restrição (Sá, 2009; 2005), mas, ao mesmo período, podendo representar essenciais desafios para o serviço dentro de saúde.

Home visits as a component of the Family Health Program: user's perceptions in Fortaleza, Ceará State, Brazil

Ao contraditório, deve quantidade ser certo dispositivo que possibilite ampliar o olhos a respeito de as necessidades dos sujeitos e coletividades, bem como valorizar as possibilidades de tino e também autonomia dos sujeitos. Este é um dos principais desafios a serem enfrentados na consolidação das VDs tal como execução estruturante na Bem-estar da Família. A dificuldade desta problemática exemplifica a defende realidade com se operar sobre este distrito vivo e a difícil tarefa com adotar o usuário na construção de certa maneira de fornecer melhor o seu próprio sofrimento e sua própria época. Esse forma com ação com saúde jamais se esgota na clínica ou na epidemiologia, mas envolve outros campos de competências que precisam ser mobilizados, implica processos relacionais com o usuário, escutas qualificadas e também, inclusive, a responsabilização e também compromisso só possíveis mediante os vínculos sociais que operam. Vale aqui reverberar a respeito de os possíveis condicionantes das práticas das equipes trabalhando a respeito de uma demanda para mais da bem-estar, e também o que ela pode ocasionar no especialista que a experimenta (Campos, 2007b). A modalidade AD3 destina-se aos usuários semelhantes aos da AD2, mas que façam uso de equipamentos específicos.

  • De acordo com a necessidade do paciente, esse atenção em casa pode ser realizado por distintos equipes.
  • A Cuidado Hospedar proporciona ao paciente certo atenção ligado de modo direto aos aspectos referentes à estrutura empregado, aquela condições indispensáveis de uma organização do distrito e aquela natureza oferecida pelos serviços para esse forma de recurso.
  • "É benéfico, visto que quando (a equipe) vem, nós tem aquela grilo que aquela indivíduo vai passar algum medicamento, irá permitir um conforto, né?" (E também5).
  • Ela permite a intimidade com a etnia, o acesso às intimidades e a troca de experiências entre a equipe com visitadores e o grupo familiar.

A unidade de saúde escolhida era considerada um modelo pelos profissionais e através da Chefia da Atenção Básica municipal. Possuía boa natureza física e existia passado por obras existe menos com um ano, para se adequar ao modelo com item com bem-estar preconizado pelo Município. No transcursão de orientação das VDs com as ACSs, foi possível visitar diferentes microáreas, o que favoreceu certa ficção ampliada de diferentes realidades vivenciadas pelos idosos na comunidade, destacando-se a procura de tolerância do estabelecimento de redes com cuidados e apoio social ao antigo. Foram realizadas 12 visitas ao gleba, acompanhando, dessa maneira, a rotina de trabalho de distintos ACSs. A partir dessas observações, foram fabricados diários de campo utilizados na compreensão da dinâmica e do funcionamento do tralha com saúde e também da estado. As visitas aconteceram em distintos dias da semana, durante de quase 2 meses, tendo todo uma a duração de aproximadamente duas horas.

Como a Atenção Domiciliar contribui para a promoção da autonomia e participação ativa do paciente em seu processo de recuperação e cuidado?

Proporciona celeridade no processo de alta hospitalar com cuidado continuado no domicílio; minimiza intercorrências clínicas, a partir da manutenção de cuidado sistemático das equipes de atenção domiciliar; diminui os riscos de infecções hospitalares por longo tempo de permanência de pacientes no ambiente hospitalar, ...