Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

· 3 min read
Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

Faça Residência Médica e Multiprofissional no HG e tenha a oportunidade de trabalhar lado a lado aos melhores médicos e profissionais da saúde. É a especialidade que auxilia o médico de diversas outras especialidades em diagnósticos e acompanhamentos clínicos através de análise sanguínea, urina, fezes, entre outros fluídos biológicos. É  uma especialidade que se propõe a produzir laudos, e não apenas resultados -com isso ajuda a esclarecer 80% dos diagnósticos. A grande maioria da vagas em Residência Médica para essa área não são ocupadas, fazendo com que tenha falta de profissionais em muitas regiões. O início da carreira costuma ser em emergências atendendo problemas em ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos.


  • Se você optar por essa especialidade, vai acabar interagindo muito com médicos generalistas e de outras especialidades.Aliás as Residências de Neuro e Pediatria sofreram algumas mudanças recentemente.
  • Então, galera, para você fazer a sua escolha do melhor país para fazer residência médica no exterior você deve levar em conta algumas situações.
  • Hoje, a Escola Estadual de Medicina da Unifesp conta com 84 programas de residência médica e mais de 1.060 médicos residentes matriculados, que atuam principalmente no Hospital São Paulo.
  • Devido aos programas federais, essa é a especialidade que mais cresce no país.
  • No total são oferecidas 97 vagas, distribuídas em onze instituições credenciadas à Comissão Estadual de Residência Médica do Estado (CEREM/AL).


Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas. “A residência médica no Hospital Moinhos de Vento possibilita a formação médica em um hospital de excelência. Desenvolver os conhecimentos teóricos e habilidades práticas em Medicina Intensiva capacitando o médico a identificar os problemas e buscar as melhores soluções para o cuidado do paciente gravemente enfermo de forma ética, humana e segura.


Patologia Clínica E Laboratorial


Os candidatos fazem a prova do ENARE e, com a obtenção das notas obtidas, escolhem na plataforma qual instituição e especialização que possui interesse. Para aqueles que desejam se  especializar em Oncologia, não há dúvidas quanto à escolha. O hospital é referência nacional quanto ao tratamento do câncer, de forma humanizada e com atendimento ao Sistema Único de Saúde.



Qual A Média Salarial De Um Médico Nos Estados Unidos?


Vale destacar que existem alguns tipos de residência médica, e isso depende das exigências de pré-requisitos para ingressar. Dessa forma, uma residência que não exige pré-requisito é chamada de R1, como é o caso da clínica médica. Porém,  alimentação e nutrição , por exemplo, exige uma residência anterior em Clínica. Se você realizou o curso de Medicina e, durante a graduação, fez várias atividades extracurriculares na área da cirurgia geral, por exemplo, isso não quer dizer que você se forma como um cirurgião. A residência médica é, na verdade, uma forma de se especializar em alguma área. Isso porque, quando um estudante termina o curso de graduação em  Medicina, ele está formado como médico, mas não tem nenhuma especialidade definida ainda.

Além de  qual a importância do programa de especialista para o desenvolvimento da carreira na área médica. Então, galera, para você fazer a sua escolha do melhor país para fazer residência médica no exterior você deve levar em conta algumas situações. A Prova Nacional de Acesso é o exame nacional que permite o acesso à residência médica em Portugal. Trata-se de um concurso nacional que ocorre no mesmo dia e hora em todo o país em meados de novembro.